Publicado em: 10/04/2025
A partir desta quinta-feira (10), o Brasil volta a exigir visto para cidadãos da Austrália, Canadá e Estados Unidos, conforme previsto em decreto. A decisão, tomada em maio de 2023 pelo governo brasileiro, visa respeitar o princípio da reciprocidade, já que esses países não isentam brasileiros da exigência de visto.
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que o Brasil busca negociar acordos de isenção de vistos em bases recíprocas com os países afetados. O ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou o posicionamento do governo, afirmando que as tratativas com os Estados Unidos continuam.
Dados da Embratur revelam que o Brasil recebeu, em 2024, um total de 877.965 turistas dos três países que voltam a exigir visto.
Os viajantes da Austrália, Canadá e EUA devem solicitar o visto eletrônico (eVisa) no site oficial, com taxa de US$ 80,90 (aproximadamente R$ 479). A estada máxima permitida é de 90 dias. É recomendado solicitar o visto com antecedência para evitar problemas com a viagem.
Em março de 2024, o Senado Federal aprovou um projeto de lei que suspende a exigência de vistos para cidadãos da Austrália, Canadá, EUA e Japão. O texto segue para análise da Câmara dos Deputados.
O Japão não faz mais parte da lista de países que exigem visto de brasileiros. Em agosto de 2023, Brasil e Japão firmaram acordo de isenção recíproca de vistos para viagens de até 90 dias, com validade de três anos.