Publicado em: 10/04/2025
O Ministério da Saúde (MS) incluiu a vacina contra a influenza no Calendário Nacional de Vacinação, garantindo proteção contínua para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos). A medida, que também segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), visa proteger os grupos mais vulneráveis à gripe.
Anteriormente, a vacinação contra a gripe ocorria apenas durante campanhas sazonais. Com a mudança, a imunização passa a ser oferecida de forma contínua para crianças, gestantes e idosos. Outros grupos prioritários, como profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, continuarão sendo vacinados em campanhas específicas.
"A inclusão da vacina contra a influenza no calendário permanente representa um avanço significativo na proteção da população mais vulnerável", afirma Vanessa Soldatelli, coordenadora de Imunização de Fortaleza. Ela destaca a importância da vacinação para reduzir o risco de complicações graves decorrentes da gripe.
A vacina está disponível em todos os postos de saúde de Fortaleza, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Nos fins de semana e feriados, a vacinação ocorre nas unidades Mattos Dourado (Rua Des. Floriano Benevides Magalhães, 391 – Edson Queiroz) e Geraldo Madeira Sobrinho – Pio XII (Rua Belisário Távora, 42 – São João do Tauape), das 8h às 16h30.