Publicado em: 28/04/2025
Fortaleza, Ceará – A Universidade Federal do Ceará (UFC) reafirmou sua excelência acadêmica e consolidou sua posição de destaque no cenário científico global, de acordo com a edição 2025 do AD Scientific Index. A instituição cearense alcançou o topo do ranking entre as universidades do Norte e Nordeste, figurando como a 8ª melhor federal do Brasil e a 13ª no geral entre todas as instituições de ensino e pesquisa do país.
O expressivo desempenho da UFC é resultado da produtividade de seus 667 pesquisadores classificados no índice. Um feito ainda mais notável é que 119 desses cientistas se encontram no seleto grupo dos 10% mais produtivos do mundo. Essa contribuição significativa impulsionou a UFC à 11ª colocação entre as universidades brasileiras e à 17ª na América Latina. Em uma perspectiva global, a UFC ascendeu duas posições em relação ao ano anterior, ocupando agora o respeitável 51º lugar.
Radiante com os resultados, o reitor da UFC, Custódio Almeida, enfatizou que a classificação reforça a vocação da universidade para a excelência na pesquisa científica. "Este resultado reforça o compromisso da UFC com a produção científica de excelência, socialmente referenciada e reconhecida nacional e internacionalmente", celebrou o reitor.
O levantamento do AD Scientific Index analisou a produção acadêmica individual de mais de 640 universidades e instituições de pesquisa no Brasil, utilizando dados do Google Scholar com o suporte de inteligência artificial. No panorama nacional, a UFC demonstra força particular em Ciências Médicas e da Saúde, área em que se posiciona como a 10ª melhor do Brasil. Em Ciências Naturais e História, Filosofia e Teologia, a instituição também se destaca, figurando entre as 13 melhores do país.
O coordenador de Internacionalização da Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais (PROINTER), professor Rodrigo Rego, sublinhou a relevância dessa classificação para a UFC. "A colocação da UFC nesse ranking retrata a relevância da Universidade no cenário internacional, na América Latina e no Brasil", afirmou o professor.
Os dados do ranking detalham ainda a forte presença da UFC em outros campos cruciais do conhecimento: em Agricultura e Silvicultura, a universidade cearense ocupa a 15ª posição nacional; em Economia e Econometria, bem como em Engenharia e Tecnologia, a UFC se destaca no 16º lugar.
Esse desempenho notável é atribuído ao esforço conjunto e dedicado de professores, estudantes e servidores técnico-administrativos da UFC, que têm continuamente fortalecido os programas de pós-graduação e ampliado o alcance e o impacto da produção acadêmica da instituição. A liderança da UFC no cenário acadêmico do Norte-Nordeste confirma o papel estratégico da universidade no desenvolvimento da pesquisa e da inovação não apenas no Ceará, mas em todo o Brasil.