Publicado em: 20/08/2025
Um surto de listeriose relacionado ao consumo de queijos macios pasteurizados da empresa francesa Chavegrand colocou em alerta as autoridades de saúde de mais de 30 países. O caso, que se arrasta desde dezembro de 2024, já resultou em 23 casos da doença na França, incluindo duas mortes. Quatro outros casos foram identificados em países europeus que importaram os produtos.
A contaminação é causada pela bactéria Listeria monocytogenes, que pode ser fatal para pessoas com imunidade comprometida, como idosos, gestantes e recém-nascidos. Os sintomas podem ser confundidos com uma gripe comum: febre, dores musculares, náusea e diarreia. No entanto, em casos graves, a doença pode evoluir para meningite ou septicemia.
Os queijos contaminados, que podem ser identificados pelo selo sanitário FR 23.117.001, foram distribuídos para países como Reino Unido, Bélgica, Dinamarca, Países Baixos e Noruega. As autoridades francesas recomendam que os consumidores evitem produtos fabricados antes de 23 de junho de 2025. Se você ingeriu algum dos produtos e apresentar sintomas, deve procurar um médico imediatamente, mesmo que os sinais apareçam semanas depois.