De volta a Fortaleza, Luizianne Lins relata "maus-tratos" e defende missão em Gaza: "Sou militante radical dos direitos humanos" - Pagenews

De volta a Fortaleza, Luizianne Lins relata "maus-tratos" e defende missão em Gaza: "Sou militante radical dos direitos humanos"

Publicado em: 12/10/2025

De volta a Fortaleza, Luizianne Lins relata "maus-tratos" e defende missão em Gaza: "Sou militante radical dos direitos humanos"
ouvir notícia
0:00

Fortaleza, Ceará - A deputada federal Luizianne Lins (PT) retornou a Fortaleza na tarde do último sábado (11), dois dias após sua chegada ao Brasil, depois de ter sido detida pelo exército israelense. A parlamentar participava de uma missão humanitária com destino à Faixa de Gaza.


A ex-prefeita de Fortaleza foi calorosamente recebida no aeroporto por centenas de pessoas, incluindo militantes, membros de torcida organizada do Ceará, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e diversas figuras políticas, como a primeira-dama do Ceará, Lia Freitas, e os parlamentares José Airton (PT) e Larissa Gaspar (PT), entre outros.


Em declaração à imprensa, Luizianne Lins defendeu sua participação na missão, afirmando ser uma "militante radical dos direitos humanos". "Onde houver injustiça contra qualquer ser humano nessa vida e eu for convocada, eu vou", destacou.


A deputada relatou que os dias de detenção em Israel foram "muito difíceis", mencionando superlotação na prisão de segurança máxima e maus-tratos, como ter sido obrigada a ficar de joelhos e cotovelos no chão por mais de uma hora. Ela mencionou que o ministro da segurança nacional de Israel fez questão de divulgar essa imagem. A parlamentar também informou que todos os pertences dos tripulantes da embarcação de ajuda humanitária foram confiscados após a interceptação.


Apesar das condições adversas da detenção, a deputada expressou gratidão e alegria pelo carinho recebido. "Maior orgulho desse povo do Ceará, a energia que esse povo enviou pra mim, a força", ressaltou.


Ao justificar a ida a Gaza em meio às necessidades locais, Luizianne Lins traçou um paralelo: "Há muita desigualdade social também (no Ceará)... mas também posso dizer que hoje existem programas (como) o Ceará Sem Fome, que tenta minimizar o sofrimento das pessoas. Na faixa de Gaza, eles não têm absolutamente nada." Ela ainda fez questão de esclarecer que não houve uso de dinheiro público de sua parte na missão.


A deputada reforçou a importância de manter "todos os olhos" em Gaza após o acordo de paz entre Hamas e Israel e finalizou, declarando ter ido em "missão oficial da Câmara com a convicção que estava do lado certo da história... É isso que me move e eu estou muito feliz de estar voltando para o meu Ceará”.

Mais Lidas