Publicado em: 19/06/2025
Fortaleza, Ceará- Um ato de violência chocante abalou Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, na noite da última terça-feira (17). Rafaela de Lima Almeida, de 29 anos, foi brutalmente atacada e atingida com vários golpes de faca pelo ex-marido quando saía do condomínio onde mora para praticar corrida no Bairro Aeroporto.
Rafaela foi ferida em diversas partes do corpo e ficou em estado grave. Ela foi socorrida rapidamente por uma ambulância do Samu e levada ao Hospital Regional do Cariri. A jovem precisou passar por uma cirurgia de emergência e, até o momento, permanece internada na unidade em estado grave, lutando pela recuperação.
O agressor, Leandro Augusto de Oliveira, de 34 anos, conhecido como "Galego", fugiu do local após o crime. Ele se escondeu em uma área de mata e, horas depois, ligou para a polícia para se entregar.
Ao ser encontrado, Leandro confessou o crime aos policiais. Ele também apresentava um corte na perna, resultado de autolesões, e foi socorrido por uma equipe do Samu antes de ser levado pela Polícia Militar à Delegacia de Defesa da Mulher de Juazeiro. Lá, ele foi autuado em flagrante por tentativa de feminicídio.
A justiça agiu rapidamente. Durante a Audiência de Custódia, realizada na quarta-feira (18), a prisão em flagrante de Leandro Augusto foi convertida em prisão preventiva. A decisão do juiz destacou a gravidade da situação e o histórico de violência doméstica do agressor. "Não se me afigura suficiente a aplicação de medidas cautelares diversas da prisão preventiva, diante do histórico criminal de violência doméstica e familiar do agressor e das circunstâncias a indicarem situação de risco à pessoa da vítima. Desse modo, expeça-se mandado de conversão de prisão do flagrante em prisão preventiva", diz um trecho da determinação judicial.
O caso reforça a urgência em combater a violência contra a mulher e a importância da denúncia para proteger vítimas de agressores.