Publicado em: 23/05/2025
Fortaleza, CE – A Xiaomi, gigante chinesa de tecnologia conhecida por seus smartphones e eletrônicos, acaba de fazer um movimento audacioso no mercado automotivo elétrico, revelando seu mais novo SUV: o Xiaomi YU7. O modelo promete balançar o segmento com uma combinação impressionante de tecnologia, design e, principalmente, uma autonomia que pode chegar a até 835 km com uma única carga.
O YU7, apresentado oficialmente nesta semana, chega para competir no segmento de SUVs médio-grandes, prometendo luxo, desempenho e alta tecnologia. Sua autonomia de até 835 km é baseada no ciclo chinês CLTC, que tende a ser mais otimista que padrões como o WLTP ou EPA. No entanto, mesmo com uma conversão mais conservadora (estimada em cerca de 685 km pelo ciclo WLTP), o número continua sendo um dos mais competitivos do mercado.
O SUV elétrico da Xiaomi será lançado em três variantes, cada uma com diferentes especificações de bateria e motorização:
Todas as versões do YU7 utilizam uma arquitetura elétrica de 800 volts com carbeto de silício, o que permite recargas ultrarrápidas. A Xiaomi afirma que é possível adicionar até 620 km de autonomia em apenas 15 minutos de carga.
Com dimensões generosas (4.999 mm de comprimento, 1.996 mm de largura e 1.608 mm de altura, com distância entre eixos de 3.000 mm), o YU7 oferece amplo espaço interno. O design segue uma linha minimalista, com destaque para assentos em couro Nappa de "gravidade zero" e reclinação total de 123º.
A cabine é equipada com três painéis Mini LED que exibem informações do veículo, pontos cegos e mídias em alta resolução. O SUV conta ainda com um avançado sistema LiDAR e um head-up display panorâmico chamado Xiaomi HyperVision, que projeta informações importantes diretamente no para-brisa, eliminando a necessidade de um painel de instrumentos convencional.
O Xiaomi YU7 está previsto para chegar ao mercado chinês a partir de julho deste ano. Embora o preço oficial ainda não tenha sido divulgado, rumores de valores a partir de 199.000 yuans (cerca de R$ 157 mil) foram desmentidos pelo CEO da Xiaomi, Lei Jun, indicando um posicionamento mais premium para o modelo.
O lançamento do YU7 reforça a ambição da Xiaomi de se consolidar no mercado automotivo elétrico, desafiando nomes como Tesla e outros fabricantes tradicionais. Com o sucesso de seu primeiro modelo, o sedã SU7, a empresa demonstra que sua expertise em tecnologia pode se traduzir em veículos elétricos altamente competitivos e desejáveis.