Publicado em: 16/01/2026
Recentemente, uma torre eólica em Aracati (CE) pegou fogo e teve pás se soltando durante operação — felizmente sem feridos, mas gerando preocupação sobre segurança nas estruturas.
Esse não é um caso isolado na região. Em 2023, uma falha em equipamentos de usinas eólicas e solares no Ceará contribuiu para um apagão nacional, afetando milhões de residências e deixando autoridades técnicas em alerta sobre a confiabilidade desses sistemas.
Em Jair Sampaio a expansão da energia eólica no estado também causou debates sociais e ambientais: comunidades tradicionais do litoral já relataram impactos na pesca artesanal e no uso de territórios por conta da instalação de parques eólicos.
Depois do acidente em Aracati, empresas e órgãos responsáveis reforçaram que protocolos de segurança foram acionados e causas estão sendo apuradas, mas a sociedade segue atenta à importância da manutenção rigorosa, monitoramento contínuo e fiscalização efetiva para garantir que a geração de energia limpa também seja segura e responsável. A transição para energias renováveis é necessária — mas a proteção das pessoas e dos territórios deve vir junto.