Cientistas Pegam o Exato Momento: Nascem os Primeiros "Tijolinhos" de Novos Planetas! - Pagenews

Cientistas Pegam o Exato Momento: Nascem os Primeiros "Tijolinhos" de Novos Planetas!

Publicado em: 18/07/2025

Cientistas Pegam o Exato Momento: Nascem os Primeiros "Tijolinhos" de Novos Planetas!
ouvir notícia
0:00

 Divulgação / ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)


Cuiabá, Mato Grosso-Prepare-se para uma notícia que parece saída de um filme de ficção científica! Nesta quinta-feira (17), um estudo bombástico publicado na revista Nature revelou que cientistas conseguiram uma façanha incrível: eles flagraram o momento exato em que os planetas começam a se formar em volta de uma estrela! É como assistir a um bebê sistema solar nascendo!


Essa descoberta de arrepiar foi possível graças aos superpoderes do telescópio ALMA, lá no Chile, e do poderosíssimo Telescópio Espacial James Webb.




Os Segredos do Nascimento de um Planeta Revelados!


Segundo os astrônomos, eles viram minerais quentes começando a endurecer, tipo umas "pedrinhas" que são os primeiros materiais que vão formar planetas. Sabe aquele disco gigante de gás e poeira que gira ao redor de uma estrela jovem? Pois é, ali é o berçário!


A gente já sabia que os planetas, incluindo os do nosso sistema solar, se formaram pela mistura de materiais que vêm do espaço com rochas que se solidificam a partir dos gases quentes da estrela. Mas como exatamente isso acontece ainda era um mistério. Agora, essa pesquisa trouxe uma luz gigante!




A Estrela "HOPS-315" e Seus Bebês Planetários!


Os pesquisadores encontraram as provas de que esses minerais quentes começaram a se condensar no disco que cerca uma estrela bem jovem, chamada HOPS-315. Ela fica em um lugar chamado nuvem molecular de Orion B, a uns 1.300 anos-luz da Terra (um ano-luz é uma distância GIGANTE: uns 9,5 trilhões de quilômetros!). O legal é que a posição dela permite ver o disco de perto.


E o telescópio James Webb, que é o mais potente que já foi lançado ao espaço, foi fundamental! Ele conseguiu investigar a química do material ao redor da estrela e detectou uns minerais de silicato cristalino que são a "marca registrada" do início da formação de planetas.




Essa é a primeira vez que um sistema planetário é visto em um estágio tão, mas tão inicial. É como se estivéssemos espiando o passado do nosso próprio sistema solar, já que a formação desse novo sistema provavelmente imita o que aconteceu por aqui há bilhões de anos!


Fascinante, não é? Quem diria que um dia a gente conseguiria ver o nascimento de um planeta!

Mais Lidas