Mais de Mil Brasileiros Deixam os EUA em Voos Misteriosos: O Que Aconteceu no Pouso em Fortaleza? - Pagenews

Mais de Mil Brasileiros Deixam os EUA em Voos Misteriosos: O Que Aconteceu no Pouso em Fortaleza?

Publicado em: 23/07/2025

Mais de Mil Brasileiros Deixam os EUA em Voos Misteriosos: O Que Aconteceu no Pouso em Fortaleza?
ouvir notícia
0:00

Informações: PF/CE


Nos últimos meses, o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, Ceará, foi palco de uma operação discreta, mas de grande impacto. Entre fevereiro e julho de 2025, 1.129 brasileiros foram deportados dos Estados Unidos, chegando em 12 voos que levantaram muitas questões. Dentre eles, a maioria era de adultos, totalizando 1.085, e 44 eram menores de idade.


A Polícia Federal esteve na linha de frente dessa operação, cuidando desde a fiscalização da entrada dessas pessoas no país até a segurança da área restrita do aeroporto. Mais do que apenas aplicar a lei, a PF atuou em conjunto com diversas organizações, incluindo a Organização Internacional para as Migrações (OIM Brasil) da ONU, o Ministério dos Direitos Humanos e a Defensoria Pública da União. Essa parceria visou garantir que o processo de acolhimento fosse o mais humanitário possível, respeitando os direitos de cada um que chegava.


Mas a chegada dessas pessoas não foi sem surpresas. Um número significativo de 30 deportados foram imediatamente presos ao desembarcar. O motivo? Eles tinham contra si "difusões vermelhas" da Interpol ou mandados de prisão expedidos pela Justiça brasileira. Isso significa que já eram procurados por crimes no Brasil ou em outros países. Após os trâmites iniciais, todos foram levados para o sistema penitenciário estadual, ficando à disposição da Justiça.


A Polícia Federal enfatiza que todo o processo seguiu os protocolos internacionais, reforçando seu compromisso com a segurança pública, o controle das fronteiras e, acima de tudo, o respeito aos direitos humanos.

Mais Lidas