O Brilho Escondido do Sertão: Ceará pode ter diamantes para uso industrial - Pagenews

O Brilho Escondido do Sertão: Ceará pode ter diamantes para uso industrial

Publicado em: 22/09/2025

O Brilho Escondido do Sertão: Ceará pode ter diamantes para uso industrial
ouvir notícia
0:00

Fortaleza, Ceará- Uma pesquisa mineral em andamento está agitando o setor no Ceará. O estudo, conduzido no município de Boa Viagem, no Sertão Central, a cerca de 220 quilômetros de Fortaleza, busca confirmar a presença de diamante industrial na região. Se comprovada a viabilidade econômica, o Ceará pode se tornar um novo polo de exploração de pedras preciosas, embora não para joias, mas para uso em processos industriais.


O projeto, que tem validade até 2028, está sob a responsabilidade da empresa H C Mineração Ltda., que protocolou o pedido no ano passado. Em janeiro de 2025, a Agência Nacional de Mineração (ANM) autorizou a pesquisa, concedendo um alvará com validade de três anos. A partir de agora, a empresa tem até 2028 para realizar os estudos e apresentar um relatório final para a aprovação da ANM. Se o resultado for positivo, a empresa poderá solicitar a concessão para a lavra, ou seja, para a extração do mineral. O prazo de três anos pode ser estendido, desde que a empresa apresente as devidas justificativas.


A pesquisa abrange uma área de cerca de 2 mil hectares, localizada fora da zona urbana de Boa Viagem. Atualmente, este é o único projeto no Ceará que investiga a viabilidade da extração de diamantes.

Mais Lidas