Operação Caminhos Seguros: Balanço das Ações de Combate à Exploração Sexual Infanto-Juvenil no Ceará - Pagenews

Operação Caminhos Seguros: Balanço das Ações de Combate à Exploração Sexual Infanto-Juvenil no Ceará

Publicado em: 17/05/2025

Operação Caminhos Seguros: Balanço das Ações de Combate à Exploração Sexual Infanto-Juvenil no Ceará
ouvir notícia
0:00



Entre 30 de abril e 15 de maio, a Operação Caminhos Seguros, deflagrada em diversos municípios cearenses, resultou na prisão e apreensão de 55 indivíduos. As ações visam o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no estado.


No período da operação, foram cumpridos 43 mandados de prisão relacionados a crimes contra a dignidade sexual, crimes sexuais contra vulneráveis e estupro. As prisões ocorreram em cidades como Aracati, Barbalha, Camocim, Fortaleza, Fortim, Guaraciaba do Norte, Icapuí, Maranguape, Ocara, Pacajus, São Benedito e Quixadá, entre outras.


Adicionalmente, foram efetuadas oito prisões em flagrante. Três suspeitos foram autuados por estupro de vulnerável em Sobral, Juazeiro do Norte e no bairro Jóquei Clube, em Fortaleza. Houve também a apreensão de um adolescente em Coreaú, sob suspeita de estupro de vulnerável.


Detalhes das Prisões Efetuadas


No dia 15 de maio, durante o dia de intensificação da operação, a Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão preventiva em Sobral contra um homem de 57 anos, investigado por estupro de vulnerável. Em outra ação, no dia 6 de maio, um mandado de prisão definitiva foi cumprido em Crateús, referente a um suspeito do mesmo crime.


A Polícia Militar, utilizando o sistema de reconhecimento facial instalado na Arena Castelão, localizou e prendeu um homem de 43 anos no bairro Castelão, em Fortaleza, no dia 13 de maio. Ele é suspeito de atentado violento ao pudor.


Em 7 de maio, um homem de 69 anos foi preso em flagrante no bairro Jóquei Clube, em Fortaleza, sob acusação de estupro de vulnerável. Segundo informações, o suspeito possuía antecedentes por lesão corporal dolosa em contexto de violência doméstica.


A Operação Caminhos Seguros ocorre em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em maio. A iniciativa busca dar cumprimento a mandados judiciais e realizar prisões em flagrante de indivíduos suspeitos de envolvimento nesses crimes.









 


Mais Lidas