Publicado em: 20/08/2025
Informações e Foto: Ascom/ SSPDS
Fortaleza, Ceará- Em uma megaoperação coordenada pela Polícia Civil do Ceará, mais de 200 policiais foram mobilizados para dar um duro golpe em uma organização criminosa. A ação, batizada de "Operação Nocaute V", cumpriu 88 mandados de prisão contra líderes e membros da facção, em uma ofensiva que se estendeu por 18 áreas de segurança no Ceará, além de atingir os estados do Piauí, Maranhão e o Distrito Federal.
Essa quinta fase da operação soma-se às quatro anteriores, totalizando 141 criminosos presos. Além das prisões, a operação teve como objetivo sufocar financeiramente o grupo, resultando no pedido de bloqueio de R$ 13,9 milhões das contas dos investigados.
O secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, destacou que o resultado da operação é um reflexo do empenho do governo em reduzir a criminalidade. Ele revelou que, em julho de 2025, houve um aumento de 60% nas prisões de criminosos envolvidos em homicídios e de 90% nas prisões relacionadas a organizações criminosas. "Entre janeiro e julho, já são 1.668 presos por assassinato e 1.131 por envolvimento com organizações criminosas", afirmou o secretário.
O delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutiérrez, ressaltou o trabalho de inteligência para prender criminosos mesmo fora do estado. "Isso demonstra a diretriz que temos consolidado no Ceará: identificar, localizar e capturar criminosos, onde quer que estejam", disse ele. O delegado revelou que, somente este ano, 177 criminosos do Ceará foram capturados em outros estados.
Dos 88 mandados cumpridos, 43 foram contra pessoas que estavam em liberdade, e 45 contra criminosos que já se encontravam em unidades prisionais. A operação também resultou em prisões em flagrante por tráfico de drogas e posse de arma de fogo. As ações foram coordenadas pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e Departamento de Inteligência Policial (DIP).