Operação "Sem Desconto" Desmantela Fraude Bilionária em Benefícios Previdenciários - Pagenews

Operação "Sem Desconto" Desmantela Fraude Bilionária em Benefícios Previdenciários

Publicado em: 24/04/2025

Operação "Sem Desconto" Desmantela Fraude Bilionária em Benefícios Previdenciários
ouvir notícia
0:00

Uma força-tarefa da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrou nesta quarta-feira (23/04) a Operação Sem Desconto, revelando um esquema de desvios milionários que sangravam as contas de aposentados e pensionistas em todo o país. A ação mira um sistema de cobranças indevidas de mensalidades associativas diretamente dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


Um verdadeiro exército de agentes da lei – cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU – cumpriu 211 mandados judiciais. As ordens incluíram buscas e apreensões em diversos endereços, bloqueio de bens que ultrapassam a marca de R$ 1 bilhão e a prisão temporária de seis suspeitos. A operação abrangeu o Distrito Federal e mais 14 estados: Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. Adicionalmente, seis servidores públicos foram afastados de seus cargos em decorrência das investigações.


As apurações conjuntas da PF e da CGU escancararam um esquema perverso de descontos irregulares em aposentadorias e pensões do INSS. Estima-se que, entre 2019 e 2024, as entidades envolvidas nessa fraude tenham subtraído nada menos que R$ 6,3 bilhões dos beneficiários.


Os envolvidos na trama bilionária poderão ser responsabilizados por uma série de crimes graves, como corrupção ativa e passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documentos, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A Operação Sem Desconto representa um duro golpe contra essa modalidade de fraude que lesa diretamente a população mais vulnerável.

Mais Lidas