Publicado em: 08/10/2025
A Polícia Federal (PF) lançou, nesta quarta-feira (8/10), a Operação Woodtrack no interior do Ceará, com o objetivo de reprimir crimes e infrações ambientais que atingem a Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe e outras unidades federais de conservação.
A ação conjunta, que contou com a participação do IBAMA, ICMBio e SPU, focou nos municípios de Crato, Barbalha, Brejo Santo e Araripe.
Durante a Woodtrack, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em diversos pontos investigados:
Locais com forte indício de desmatamento ilegal.
Serrarias e madeireiras que já possuíam um histórico de autuações ambientais.
Além disso, as equipes fiscalizaram áreas suspeitas de invasão de terras da União para fins de ocupação irregular. As diligências resultaram em diversas autuações, na apreensão de material florestal extraído ilegalmente e no embargo de atividades dos investigados. O nome da operação, "Woodtrack" (rastreamento de madeira), faz referência à busca pela origem do material florestal obtido sem a devida licença ou documentação ambiental válida.
Os indivíduos investigados podem responder por uma série de crimes, incluindo desmatamento ilegal, dano a unidade de conservação, depósito de material florestal sem licença, invasão de terras da União e receptação de madeira de origem ilegal.